Confiabilidade?

TODAS as agências decentes de informação usam serviços de fotógrafos freelancer, que fazem bicos, tiram fotos que acham boas, polêmicas ou meigas e mandam para quem pagar melhor e mais rápido. Acontece que, claro, sempre tem um cara que não tira foto nenhuma, que dirá uma boa, polêmica ou meiga, mas quer ganhar grana. A Reuters anda pisando MUITO na bola com esse último tipo.

Ano passado, a Reuters publicou fotos manipuladas: o fotógrafo tirou umas fotos e aumentou a fumaça, para dar aquele toque sensacionalista típico, “caramba, olha o estrago, olha quanta fumaça”. Dessa vez, fizeram uma coisa que JURO que não são só eles os burros, os leitores também são muito lerdos.

Todos devem se lembrar daquela expediçãozinha russa para fincar uma bandeira no fundo do mar, clamando uma BELA reserva de petróleo (aliás, começo a duvidar que ele vá acabar tão cedo, todo dia acham uma nova) no pólo norte. Certo. A notícia estava boa, até, pela Reuters, mas as fotos… bom… essas… eram… er… do Titanic. Embaraçoso, não!?

Lógico, não são destroços do Titanic, alguém teria percebido antes, mas na verdade são submarinos finlandeses (NINGUÉM na Rússia percebeu o equívoco?), usados nas filmagens do filme Titanic.

Lógico, aí dá para começar toda aquela discussãozinha que o Cardoso adora sobre confiabilidade de imprensa, dos blogs, etcétera. Mas eu sou bem mais objetivo: quem é o imbecil que deixa passarem fotos SEM CONFERIR NADA? E como um cara desses é empregado pela Reuters!? E como essas fotos saem em jornais do mundo TODO sem nenhum ser humano perceber a diferença?

Quão confiável é a capacidade dos seres humanos de criticar informação?

 

2 respostas para Confiabilidade?

  1. cardoso disse:

    NINGUÉM confere, é impressionante. Eu lembro das fotos da fumaça. Um copy/paste SAFADO coisa de deslumbrado usando o GIMP pela primeira vez.

    E passa.

    Eu acho que pensar dói.

  2. Alessandro "Jake Dust" Andrioni disse:

    Ahn… Reuters? Eles nunca foram exatamente uma fonte confiável, ao menos nunca os considerei assim.

    Aliás, o Cardoso conseguiu um feito. Comentário número 42. Acho que vou me converter…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: