Blogs têm essências?

Eu juro que não sei.

Vários vão dizer “a essência do blog é expressar a opinião do autor”. ‘Tá, óbvio, mas isso é tão vago quanto o espaço no qual deveria estar o Acre. É como responder “porque sim”: até Chavez (o do SBT, não o presidente) diria que isso não é resposta.

Verdadeiramente, eu, até hoje, não vi blogs com essência (apesar de não haver muitos blogs que eu leio há tempo suficiente para notar isso). Os que eu leio há mais de 6 ou 7 meses não têm, exceto pelo MeioBit, que tem um tema pré-estabelecido, e quem entra ali entra para ver aquilo.

Eu não reclamo de blogs não terem uma base. Meu outro blog já foi quase para divulgar notícias, já foi um blog absolutamente crítico por um tempo, já foi um bom blog (por uns… dois posts), hoje ‘tá mais pra lá que para cá, daqui a pouco ‘tá mais pra cá que pra lá, e assim vai. Eu mudei MUITO o jeito e os temas dos quais escrever, de quando ele foi criado até hoje (se pra melhor, não sei). Se alguém pegar um post do primeiro mês e meu último post, duvido que dirá serem do mesmo blog, escritos pela mesma pessoa (ou pelo mesmo ser humano).

Os outros blogs que eu leio há bastante tempo, o Contraditorium e o Blog do Cardoso, mudaram bastante. Vão e voltam em certos tipos de texto, tema, estilo, continuam bons, mas mudam bastante. Nenhum deles é algo constante. Os temas mudam por uns tempos, os tipos de texto mudam, o que o blogueiro (no caso, o Cardoso) fala muda (mas nem tanto: a Hello Kitty ainda é demoníaca, evangélicos ainda são chatos, ecochatos ainda são, er, chatos, e a Universal ainda enche o saco).

Isso é bom, dá variabilidade pro blog. Quando o blog não precisa de variabilidade (como o MeioBit, que é para ser sobre tecnologia e afins), ele não tem variabilidade. Quando ele precisa, tem. Se os blogs não mudassem, talvez ficassem monótonos. Talvez não. Mas prefiro que fiquem como ‘tão, contanto que o Cardoso volte a postar pérolas da Hello Kitty. Nada melhor do que sacanear a pati da sala com “olha, isso é da Hello Kitty”, e mandar o link da camisinha dela.

 

Technorati tags:

Deixe uma resposta

