Quis custodies ipsos custodiet?

A frase do título foi a primeira que me veio à cabeça com um problema que me ocorreu hoje, mas no seguinte sentido: quem corrige os corretores de texto?

É muito comum encontrarmos erros em textos publicados, de grandes empresas, mesmo reportagens, artigos, etc. Mas, obviamente, esses textos são revisados antes de serem publicados. Mas quem garante a “qualidade” dos corretores? Quem pode assegurar que eles não vão cometer erros (e sempre cometem)?

Hoje, recebi um texto corrigido e recorrigido (corrigido por mim, recorrigido por terceiros) e, só de bater o olho, percebi erros tolos, falta de pontuação ou erros de português, e erros que não haviam no meu texto mas os comentários do outro corretor diziam haver, além de erros devidamente corrigidos e que passaram por mim. Ou seja, seriam necessários ainda mais corretores (e ainda houve mais um, não, mr. Slawter?).

Me pergunto no caso dos jornalistas e revisores de jornais, o que acontece. Porque jornalistas que corrigem textos são arrogantes demais para admitirem erros (experiências passadas me dizem isso) e, portanto, dificilmente aceita que outro corretor faça modificações. Se o outro corretor for jornalista, támbém, a coisa toda vai para o espaço.

Então, volto à pergunta: quem garante a “qualidade” dos corretores? Quem pode assegurar a confiabilidade de suas correções, sua precisão? Em um assunto tão importante quanto a língua – e igualmente complexo – quem tem toda essa autoridade?

 

Edit: Me toquei que, só hoje, essa frase apareceu três vezes no blog. Droga =P

Uma resposta para Quis custodies ipsos custodiet?

  1. Marco Almada disse:

    Não adianta, só quem já teve um texto devolvido após a revisão sabe o quão estúpido você se sente ao ver todos os erros marcados, mesmo depois de tanto trabalho.

    E, às vezes, a própria revisão tem seus erros.

Deixe uma resposta

