Por que Napoleão perdeu? Parte 2

Alguns escritores defendem que Napoleão nunca conseguiria se manter no poder, mesmo que houvesse vencido naquele campo belga que marcou o fim de uma época. Por mais que a história não seja uma ciência especulativa, isto é um post de blog, então posso afirmar que talvez ele conseguisse se manter no poder, mas precisaria de vitórias tão épicas quanto as que criaram a sua fama.

Triunfos de tal porte, apesar de difíceis, ainda eram possíveis. Por mais que Napoleão e seus marechais – especialmente o indeciso Grouchy e o bravo Ney – estivessem longe de seu ápice, muitos dos mais hábeis dentre eles inclusive estando mortos (como Masséna e Poniatowski), e Davout, possivelmente o melhor de todos, estivesse em Paris gerenciando o esforço de guerra, ainda assim o lado francês estava melhor comandado que seus oponentes.

Sir Arthur Wellesley, o lendário Duque de Wellington, era um comandante muito capaz, como demonstrado na Índia e na Guerra Peninsular. Os prussianos de Blücher melhoraram muito desde seu pífio desempenho na Guerra da Quarta Coalizão – apesar de ainda estarem muito distantes dos tempos áureos de Frederico, o Grande. Mas nenhum deles era páreo para le petit Caporal.

Não existe “se” em história. Mas é difícil não pensar no que teria acontecido se Napoleão conseguisse separar seus oponentes, enfrentá-los em termos ditados por ele. Mesmo na batalha de Waterloo, o que teria acontecido se Blücher não houvesse chegado? As destroçadas tropas anglo-holandesas de Wellington teriam conseguido manter sua posição?

Veremos no post final da série.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: