Por que Napoleão perdeu? Parte 2

Alguns escritores defendem que Napoleão nunca conseguiria se manter no poder, mesmo que houvesse vencido naquele campo belga que marcou o fim de uma época. Por mais que a história não seja uma ciência especulativa, isto é um post de blog, então posso afirmar que talvez ele conseguisse se manter no poder, mas precisaria de vitórias tão épicas quanto as que criaram a sua fama.

Triunfos de tal porte, apesar de difíceis, ainda eram possíveis. Por mais que Napoleão e seus marechais – especialmente o indeciso Grouchy e o bravo Ney – estivessem longe de seu ápice, muitos dos mais hábeis dentre eles inclusive estando mortos (como Masséna e Poniatowski), e Davout, possivelmente o melhor de todos, estivesse em Paris gerenciando o esforço de guerra, ainda assim o lado francês estava melhor comandado que seus oponentes.

Sir Arthur Wellesley, o lendário Duque de Wellington, era um comandante muito capaz, como demonstrado na Índia e na Guerra Peninsular. Os prussianos de Blücher melhoraram muito desde seu pífio desempenho na Guerra da Quarta Coalizão – apesar de ainda estarem muito distantes dos tempos áureos de Frederico, o Grande. Mas nenhum deles era páreo para le petit Caporal.

Não existe “se” em história. Mas é difícil não pensar no que teria acontecido se Napoleão conseguisse separar seus oponentes, enfrentá-los em termos ditados por ele. Mesmo na batalha de Waterloo, o que teria acontecido se Blücher não houvesse chegado? As destroçadas tropas anglo-holandesas de Wellington teriam conseguido manter sua posição?

Veremos no post final da série.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: