AAR – After Action Report

(Este post abordará apenas o universo de jogos considerados como “estratégicos” por preguiça do autor. Sugestões aceitas.)

AARs são alucinações coletivas criadas pelos jogadores mais insanos de certos tipos de jogos, que abstraem completamente a interface e entram num estado de imersão e comunhão jogo-jogador, criando rapidamente histórias, lendas, motivos e tudo mais que possa:

  • Tornar o jogo mais verossímil;
  • Tornar o jogo mais agradável;
  • Tornar o jogo mais divertido.

Ao “entrar” na pele do personagem, sofrer com cada perda e se vangloriar a cada vitória, se tornar um escravo. Se estou jogando Doomsday como Polônia, eu sinto na pele a felicidade de ver os camaradas tchecos resistirem o máximo possível, possibilitando um front largo contra a Alemanha e uma eventual vitória; eu tremo quando vejo aquelas cinco divisões blindadas vindo da Alsácia direto para Varsóvia; eu choro quando a teoria de defesa em profundidade é humilhada belicamente pelo blitzkrieg, com minhas tropas rapidamente cercadas e eliminadas; vibro quando vejo o front polaco avançar província por província, todos os dias, como uma grande parede reta em moção eterna.

Obviamente, isto é algo completamente pessoal, cada um tem seus próprios métodos de imersão (e sua própria dose de palavras obscenas para usar). AARs levam esta relação particular a um nível público-literário, transformam os delírios do homem em longas histórias descritivas, uma ação de 5 minutos pode receber uma versão de 800 palavras, com direito a ilustrações e gráficos, além de uma análise estatística dos índices de mortalidade por atrito em províncias ibéricas sem estradas.

Todos os posts de AAR estão identificados na categoria AAR e normalmente vem com o texto todo em itálico. Dentro dos posts de AAR, todos os textos e respostas à comentários serão in-character. Algum dia montarei um mini-glossário para vocês ficarem felizes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: